segunda-feira, julho 24, 2006

Ubuntu - Linux para todos

Mais cedo ou mais tarde, você vai ouvir falar de Linux ( quanto mais não seja neste artigo :) ).
Saiba que falamos de um sistema operativo que pode substituir o Windows como sistema base do seu computador. E para usá-lo, já não precisa de nenhuma habilidade especial. Isto porque até aqui, utilizar um Linux era uma grande dor-de-cabeça. Começava com o processo de instalação.. primeiro que tivesse tudo a funcionar era um castigo.
E depois, coisas tão simples como meter um cdrom numa drive transformava-se numa tormenta de comandos de "monta" e "desmonta". Já para não falar nas dificuldades a sério, que se encontravam quando se pretendia instalar um programa qualquer "sacado" da net. Eram as bibliotecas, a versão do compilador, o Kernel, as flags do kernel.. só de pensar nisso até cansa :) .
Há alguns anos atrás, surgiu o "live-cd". Na altura, o conceito era genial.. simplesmente porque era possível experimentar um linux sem instalar nada.. Bastava introduzir o cd na drive, ligar o computador e o sistema arrancava por si um linux, com sistema gráfico completo. Mas também tinha alguns problemas...tais como som com problemas, a placa gráfica com resoluções muito baixas. mas mesmo assim a ideia era vencedora!
Mas hoje em dia, no meio de tantas distribuições de linux, há uma que queremos destacar, não pelo nome estranho de "UBUNTU" (produzido por uma fundação de um milionário Sul-Africano), mas pela qualidade superior... além de ser gratuito, enviam cd's gratuitamente por correio para qualquer ponto do mundo, e tem uma versão LIVE-CD!!!
Escusado será dizer que o Tecnobugiganga é FAN incondicional do UBUNTU. E agora que já temos a versão 6 do UBUNTU, vamos partir para uma aventura... a migração integral de um laptop para Ubuntu. Assim sendo, nos próximos dias deixaremos aqui registada a aventura da migração para Ubuntu, numa série de artigos intitulada :

Como mandar o "Janelas"à fava!

E como não podemos ignorar o facto de que existem aplicações que são absolutamente indispensáveis, vamos abordar soluções para este problema (ou corremos a aplicação directamente, ou então.. corremos o Windows numa janela heheheeh).
Fica então aqui um "gostinho" do que se segue (Windows XP dentro de Ubuntu 6):