terça-feira, julho 25, 2006

Como mandar o “Janelas” à fava! – Primeiro Episódio!

Enfrente os seus medos!

Algumas pessoas reagem da seguinte forma quando se fala em Linux :

  • ahhh isso é muito difícil...
  • pois.. eu preciso mesmo daquele programa que só corre no Windows XP..
  • isso dá muito trabalho.. é preciso compilar e eu não percebo nada disso...
  • hhahaha... o meu Windows também é de borla (pirateado claro :( )...

Pois bem, em primeiro lugar, não apoiamos a pirataria.. e que isso fique bem claro! E já agora, porque é que haveríamos de querer um Windows pirateado no computador, se podemos ter um Ubuntu que funciona tão bem (ou melhor ainda) e é completamente LIVRE? E mais.. porque razão é que precisaríamos de andar feitos doidos à procura do crack para este ou aquele programa, se em Linux provavelmente existe um que já faz o mesmo e é de BORLA?


Para o comum dos utilizadores que só utiliza o computador para escrever no processador de texto, para consultar páginas na Internet, consultar o email, estar na conversa com num qualquer messenger, ouvir musica, gravar um cd de vez em quando com as fotografias da sua máquina fotográfica digital, faça o seguinte, mande vir o Ubuntu do site (http://www.ubuntu.com) e experimente! Só fica a ganhar.

E se tiver um computador velho lá por casa que não tenha forças para correr o "janelas", dê-lhe uma nova vida com o Linux!

Só a titulo de exemplo, aqui ficam alguns links com relações entre software Windows e Linux:

Só para complementar um pouquinho, imagine que precisa de algo mais "avançado", por exemplo a realização de um pequeno video. Alternativas para Linux ? Mas é claro!

Bem, se a sua pessoa ainda não estiver convicta que o Linux é melhor, repare que o software livre foi recomendado à Uniao Europeia como sendo o futuro! (http://www.fsfeurope.org/documents/fp6/recommendation.pt.html) E até em Portugal, surgiu uma resolução 66/2004 da AR, que “ Recomenda ao Governo a tomada de medidas com vista ao desenvolvimento. do software livre em Portugal” - http://softwarelivre.citiap.gov.pt/

E já agora, não acha que já pagou o suficiente às multinacionais de software ? :)