quinta-feira, julho 27, 2006

Como mandar o “Janelas” à fava! – Segundo Episódio!

Preparação e Instalação (Ubuntu 6.06LTS).

Checklist de Preparação:

Verifique se tem o CD do Ubuntu (original, cópia de original ou “puxado” do site e gravado em CD), pois sem ele, nada feito!

Faça backup do disco do seu computador - copie tudo.. eu repito.. TUDO - do seu disco rígido para cd, dvd, disco portátil, tape, o que tiver à mão. Ah, claro, e verifique a integridade dos dados... não vamos querer fazer um backup para um dvd daqueles baratuchos para depois descobrir que temos aqueles “erros de redundância cíclica” hehehe

Arranje tempo para isto. Sim, porque não pense que chega um dia a casa depois do trabalho ou dos estudos e vai conseguir fazer tudo de uma vez... Planeie um dia tranquilo, e comece a trabalhar cedo.

Ligação à Internet. Não é indispensável, mas nós não dispensamos. Ah, e de preferência de banda larga (cabo, adsl, lan ) com o cabo de rede ligado à placa de rede do computador. Também dá por Wi-Fi, mas por cabo de rede é mais tranquilo. Modem? Nunca experimentamos, mas também deve dar :)

Vamos então começar a instalar :

Normalmente, um utilizador experiente habituado a estas coisas opta por instalar dois sistemas operativos no seu computador (ex: Linux e Windows). O segredo é dividir o disco em “fatias” a que se chamam partições, e à cabeça coloca-se um Boot Loader http://wiki.linuxquestions.org/wiki/Boot_loader , que não é mais do que um programa que permite escolher qual o sistema operativo que se vai carregar. Aqui não abordaremos este tema, simplesmente porque o objectivo é migrar TUDO para o Ubuntu. Mais tarde, instaremos o Windows “dentro” do Linux, para emergências heheh

Comecemos então. Ligue o cabo de rede à placa de rede (para termos Internet), coloque o CD do Ubuntu na drive e deixe o LiveCD do Linux carregar.

Experimente a ver se está tudo bem. Abra o FireFox, introduza um URL qualquer para confirmar a correcta ligação à Internet.

Depois, basta fazer Click no Icone de Instalação. O único menu que pode ser mais confuso é o da partições do disco. Simplesmente escolha a opção que permite a utilização do disco inteiro. Finalmente é só seguir as instruções ( É basicamente uma instalação à Windows... next->next->next :))

Quando a instalação estiver concluída, estamos prontos para começar o nosso desafio. :)